29/10/2020 13:40
Como se alimentar bem na terceira idade?
Conforme envelhecemos, é preciso adaptar os hábitos alimentares. Ainda que cada pessoa necessite de nutrientes de acordo com as próprias características, podemos identificar algumas orientações gerais quanto à alimentação dos idosos. O modo de escolher, preparar e consumir comidas e bebidas impacta diretamente no aproveitamento dos alimentos pelo organismo.
Por isso, separamos uma série de dicas e informações sobre como se alimentar bem na terceira idade. Como referência, utilizamos a cartilha do Ministério da Saúde. Confira!
Orientações para uma boa alimentação
A seguir, veja alguns passos para uma alimentação saudável, quanto a porções e nutrientes. São orientações com potencial de proporcionar impactos positivos na saúde geral:
- Faça pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis diariamente. Não pule as refeições
- Prefira grãos integrais e alimentos em suas formas mais naturais
- Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras
- Tire a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes de prepará-las. Isso as torna mais saudáveis para consumo
- Evite alimentos como refrigerantes, sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados e sobremesas doces. Consuma-os, no máximo, duas vezes na semana
- Diminua a quantidade de sal e temperos industrializados na comida. Para facilitar, tire o saleiro da mesa
- Beba água! A ingestão ideal de água varia de acordo com o peso corporal e outros fatores, como as atividades realizadas, faixa etária e clima do lugar onde vivemos. Beba, em média, de seis a oito copos de água por dia, totalizando dois litros e fique atento a cor da urina: se estiver amarelo-escuro ou alaranjada, é sinal de que é preciso beber mais água
Medidas auxiliares
Há outras questões às quais o idoso deve estar atento. São medidas simples e eficazes para transformar a alimentação em momento de prazer e saúde. Alimentar-se bem vai além das escolhas dos alimentos a serem colocados no prato.
- Faça as refeições em local agradável
- O entrosamento social durante as refeições favorece o apetite e o prazer à mesa. Valorize-o!
- Coma devagar, mastigando bem os alimentos
- Cuide bem da sua saúde bucal, para desfrutar de melhor percepção do paladar, deglutição e digestão
- Evite alimentos muito quentes ou muito frios. Os tecidos da boca tendem a ficar mais sensíveis na terceira idade
Alimentar-se bem é uma das chaves do autocuidado, e é um dos pilares fundamentais na promoção da saúde e qualidade de vida. Portanto, não deixe para depois: implemente mudanças positivas na sua alimentação e desfrute de bem-estar em qualquer idade.