Portal do Beneficiário

21/12/2020 12:23

Como cuidar da saúde nas festas de fim de ano

Especialmente em um ano difícil como 2020, marcado pela pandemia do coronavírus, as festas de fim de ano tornam-se momentos de renovar as energias e a esperança para 2021. Por vezes, as celebrações de Natal e Ano Novo são vistas como sinônimos de excesso – mas não é preciso ser assim. Para além dos cuidados relacionados à pandemia, é importante atentar-se às escolhas saudáveis na hora de sentar-se à mesa. Confira algumas dicas baseadas nas orientações do portal Saúde Brasil, do Governo Federal.

Refeições: Um dos elementos mais presentes nas refeições de fim de ano é o arroz. O integral é sempre a escolha mais saudável, mas o arroz colorido também é ótima opção, ao levar alimentos como cebolinha, cenoura, amêndoas e castanha in natura. Temperos naturais, como alho, pimenta e cebola também são recomendáveis no preparo da farofa, outro acompanhamento tradicional nos pratos desta época do ano. Há também a possibilidade de usar castanha de caju ou do Pará, substituindo a farinha de mandioca.

Sobremesas: Opte por sobremesas que são saborosas e saudáveis, como frutas frescas e salada de frutas. Preparos caseiros, como doces de frutas, canjica com canela, arroz doce ou até mesmo pudins caseiros, são bem-vindos em lugar de opções industrializadas.

Bebidas: Que tal optar por smoothies de frutas, feitos com gelo ou iogurte, para brindar durante as comemorações? Os tradicionais sucos de frutas, chás, além da água de coco e das águas aromatizadas (com rodelas de frutas, hortelã, entre outras alternativas) são ótimas pedidas. Além disso, se consumir bebidas alcoólicas, lembre-se da moderação!

Acima de tudo, aproveite este tempo para celebrar e recarregar as energias para 2021. Nossos votos são de que seja um ano repleto de saúde para todos nós!

Ver todas as notícias
Whatsapp