Portal do Beneficiário

05/11/2021 15:33

Brincar faz bem à saúde: entenda como isso pode ajudar a prevenir o câncer de mama

Uma boa alimentação, exercícios físicos regulares, controle do estresse e um sono reparador: esses são os quatro fatores que nos ajudam a prevenir diversas doenças, até mesmo o câncer de mama, tema da nossa live de Outubro Rosa. O bate-papo com o doutor Marcos Nolasco, coordenador de Mastologia do grupo AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia) e presidente da Regional Bahia da Sociedade Brasileira de Mastologia, aconteceu em 29/10 e foi transmitido simultaneamente nas nossas redes sociais.

Quem não conseguiu acompanhar ao vivo pode assistir à gravação dessa conversa enriquecedora, em que falamos sobre formas de prevenção do câncer de mama. Um exemplo: sabia que meninas que fazem mais exercícios físicos ao ar livre e evitam alimentos calóricos têm a primeira menstruação mais tarde, e que quanto mais tarde isso acontece, menor a chance de desenvolver um câncer de mama? Essa é uma forma de prevenção primária, assim como ter filhos antes dos 35 anos ou amamentar, informou o médico.

Outro tópico importante foi sobre a incidência desse tipo de câncer em homens. É raro, mas também precisamos saber que é uma possibilidade para ficarmos atentos aos sinais. E um alerta especial para quem tem casos na família: “o câncer de mama no homem é muito mais genético do que da mulher, enquanto nelas a incidência é de 10%, para homens é de 60%”, disse o doutor Nolasco.

Também conversamos sobre implantes mamários – o famoso silicone, terapia de reposição hormonal, mamografia, exame genético e outros assuntos relacionados. Confira esse bate-papo, avaliado com nota máxima na pesquisa de satisfação, na íntegra:

Ver todas as notícias
Whatsapp