Portal do Beneficiário Área do Credenciado

05/01/2023 12:00

Benefício Farmácia: entenda quando é necessário abrir uma solicitação de análise técnica

Quem já usou a ferramenta Buscar Medicamento, no Portal do Beneficiário, reparou em uma observação que aparece em alguns resultados: “medicamento requer análise técnica”. Essa etapa de análise é necessária para garantirmos o correto uso do Benefício Farmácia, mas, na maioria das modalidades do programa, não requer qualquer ação adicional do beneficiário.

A única situação em que o beneficiário precisa abrir uma solicitação de análise técnica, caso isso seja um requisito, é se for adquirir o medicamento em uma farmácia credenciada. Nas outras duas modalidades (reembolso e delivery), a análise técnica já está incorporada ao processo de avaliação da solicitação. Isso significa que, para usar essas duas modalidades, o beneficiário precisa abrir uma única solicitação, de reembolso ou delivery.

Resumo: preciso abrir uma solicitação de análise técnica do Benefício Farmácia?

AnaliseTecnicaBF-miolo01.webpAnaliseTecnicaBF-miolo02.webpAnaliseTecnicaBF-miolo03.webp

Por que é necessário solicitar análise técnica antes de ir à farmácia credenciada?

Consultar os exames e laudos é fundamental para realizar a análise técnica e autorizar ou não o subsídio do medicamento. Essa é uma medida de segurança para garantir o bom uso do Benefício Farmácia, ajudando a prevenir fraudes.

A análise técnica é feita, portanto, por profissionais de saúde aptos para conduzir esse tipo de avaliação. Apenas esses profissionais, nossos e da Funcional, nossa parceira no Benefício Farmácia, conseguem visualizar os exames e laudos anexados à solicitação.

As farmácias credenciadas não acessam esses documentos, para proteção dos dados dos nossos beneficiários. Uma vez que a análise é concluída, em até dois úteis, as farmácias enxergam apenas que o benefício foi autorizado para o medicamento prescrito para determinada pessoa.

Acesse todos os serviços do Benefício Farmácia no Portal do Beneficiário, em Programas Complementares. Na área do programa, utilize a ferramenta ‘Buscar Medicamento’ para verificar se um medicamento precisa de análise técnica, e o item ‘Análise Técnica – Farmácias’ para abrir a solicitação antes de ir à farmácia credenciada.

Também é possível consultar a lista de medicamentos que requerem análise técnica na página do Benefício Farmácia, aqui no site institucional.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?