11/10/2024 14:12
Benefício Farmácia: alertamos sobre escassez do remédio Votrient no mercado brasileiro
Informamos que o medicamento Votrient (cloridrato de pazopanibe) está em escassez no mercado brasileiro, tanto na apresentação de 200 mg quanto na de 400 mg. A informação é da fabricante, a Novartis.
Esse cenário está impactando no delivery do nosso programa. Caso nossa(o)s beneficiária(o)s não consigam adquirir o medicamento, seja por meio do delivery ou comprando nas farmácias para posterior reembolso, orientamos que consultem seus médicos sobre alternativas para o tratamento.
Posicionamentos do fabricante
Setembro de 2024: "A Novartis esclarece que há uma falta temporária de suprimento para o medicamento Votrient (pazopanibe) de 200 mg em comprimidos revestidos. O medicamento de Votrient está disponível em comprimidos revestidos contendo 200 mg ou 400 mg de pazopanibe. É indicado para o tratamento de carcinoma de células renais avançado e/ou metastático (CCR) e para o tratamento de pacientes adultos com subtipos específicos de sarcoma de partes moles (STS) avançado que receberam quimioterapia prévia para doença metastática ou que tenham progredido dentro de 12 meses após a terapia neoadjuvante ou adjuvante. Prevê-se a falta de comprimidos de Votrient de 200 mg. Todos os esforços estão sendo feitos para retomar o suprimento. A regularização de faturamento do produto Votrient 200mg está prevista para o mês de dezembro/2024. Lamentamos os transtornos causados e nos colocamos à disposição."
Julho de 2024: "A Novartis esclarece que há uma falta temporária de suprimento para o medicamento Votrient (pazopanibe) de 400 mg em comprimidos revestidos. O medicamento de Votrient está disponível em comprimidos revestidos contendo 200 mg ou 400 mg de pazopanibe. É indicado para o tratamento de carcinoma de células renais avançado e/ou metastático (CCR) e para o tratamento de pacientes com sarcoma de tecidos moles avançado (STM) que receberam quimioterapia prévia. Prevê-se a falta de comprimidos de Votrient de 400 mg. Todos os esforços estão sendo feitos para retomar o suprimento. Não há falta de comprimidos revestidos de Votrient de 200 mg. Portanto, recomenda-se que os pacientes que atualmente usam o comprimido de 400 mg mudem temporariamente para o uso de 2 comprimidos de 200 mg (em vez de um comprimido de 400 mg). Isso não afeta o benefício clínico do produto. Por favor, consulte as informações de prescrição aprovadas localmente para obter mais informações sobre o uso correto do Votrient. Além disso, não hesite em contactar o seu representante local da Novartis caso tenha alguma dúvida ou necessite de mais informações.”