Portal do Beneficiário Área do Credenciado

21/11/2023 12:06

Benefício Farmácia: alertamos sobre escassez do remédio Saizen no mercado brasileiro

Informamos que o medicamento Saizen (somatropina) está em escassez no mercado brasileiro, devido à alta demanda. A informação é da fabricante, a Merck Brasil, que comunica o desabastecimento de todas as apresentações por um longo período a partir de janeiro de 2024.

Esse cenário pode impactar no delivery do nosso programa - a empresa Funcional, nossa parceira no Benefício Farmácia, entrará em contato com os beneficiários se houver impacto nas solicitações em andamento.

Caso nossos beneficiários não consigam adquirir o medicamento, seja por meio do delivery ou comprando em farmácias (credenciadas, obtendo o subsídio do Benefício Farmácia no ato da compra; ou de forma particular, para posterior solicitação de reembolso), orientamos que consultem seus médicos sobre alternativas para o tratamento.

Posicionamentos do fabricante

Janeiro de 2024: "Buscando sempre a transparência em nossa comunicação, queremos informar de forma proativa que o medicamento Saizen® (somatropina) enfrentará um desabastecimento por um longo período no Brasil, a partir de janeiro de 2024, em todas as apresentações. O desabastecimento é consequência de uma crescente demanda pelo medicamento, que superou a capacidade produtiva global da empresa, e não tem qualquer relação com questões de eficácia, segurança ou qualidade. Lamentamos profundamente por essa situação, pois compreendemos a importância do medicamento para você e sua família. Já notificamos a descontinuação temporária de importação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e enviamos um comunicado à classe médica sobre essa situação, reforçando a existência de alternativas terapêuticas com o mesmo princípio ativo disponíveis no Brasil. Reforçamos a importância de não interromper o tratamento, para o bem-estar e qualidade de vida do paciente e, por isso, pedimos que você consulte seu médico o quanto antes, para que ele possa avaliar seu caso e prescrever uma terapia de substituição adequada."

Novembro de 2023: "Buscando sempre a transparência, o profissionalismo e o respeito em nossa relação, queremos informar de forma proativa que a partir de janeiro de 2024 enfrentaremos um longo período de desabastecimento de Saizen® (somatropina) no Brasil, em todas as apresentações. O desabastecimento é consequência de uma crescente demanda pelo medicamento, que superou a capacidade produtiva da empresa, e não tem qualquer relação com questões de eficácia, segurança ou qualidade. Neste momento, já observamos algumas faltas pontuais de alguns dispositivos e algumas apresentações de Saizen®. Lamentamos a falta do medicamento no Brasil e temos tomado todas as medidas para normalizar o abastecimento no menor tempo possível, inclusive implementando diversas iniciativas para aumentar nossa capacidade produtiva global. Protocolamos em 27 de outubro de 2023 a notificação de descontinuação temporária de importação junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e já enviamos um comunicado à classe médica, pedindo que conversem com seus pacientes e considerem outras terapias para o início e continuidade do tratamento com hormônio de crescimento. Nosso objetivo é garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes, já que existem alternativas com o mesmo princípio ativo disponíveis. Nossa recomendação é que você priorize os estoques disponíveis para pacientes que atualmente estejam em tratamento com Saizen®."

Ver todas as notícias
Whatsapp