Portal do Beneficiário

23/06/2021 15:05

5 dicas para cuidar da saúde e evitar ou controlar o diabetes

A pandemia de Covid-19 modificou o estilo de vida das pessoas de 2020 pra cá. Com o isolamento social e home office, temos ficado mais tempo em casa, com toda a ansiedade que um cenário como o que vivemos pode gerar. E isso acende um alerta. Sedentarismo, má alimentação e falta de exercícios físicos são fatores de risco para o diabetes. Então, neste Dia Nacional do Diabetes (26/06), o que podemos fazer para prevenir a doença sem nos descuidarmos dos cuidados necessários para conter a transmissão do coronavírus?

Mais de 13 milhões de brasileiros, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) têm a doença. A falta de cuidados, além de agravar suas condições de saúde, faz com que essas pessoas tenham maior risco de desenvolver casos graves da Covid-19. A boa notícia é que é possível reduzir bastante esse risco se os níveis de açúcar no sangue estiverem sob controle.

Confira algumas dicas eficazes tanto para quem busca se prevenir quanto para os que convivem com o diabetes na pandemia:

Alimente-se de forma saudável para fortalecer o sistema imunológico e controlar a glicemia - priorize alimentos naturais e retire do cardápio ultraprocessados, como biscoitos, refrigerantes e enlatados, ricos em açúcar e sódio; montando um prato balanceado (25% proteínas, 25% carboidratos e 50% vegetais).

Faça atividades físicas para melhorar o controle metabólico e fortalecer o sistema cardiorrespiratório - dá pra se exercitar até dentro de casa, mas, caso frequente uma academia, lembre-se de respeitar as recomendações de higiene e distanciamento.

Pense em uma rotina para trazer organização e calma ao seu dia - trace seu momento de estudo, de trabalho, de autocuidado e de alimentação; não deixe de fazer coisas de que gosta: ouça música, leia um livro, medite ou assista àquela série que já estava na sua lista.

Cuide de sua saúde mental para manter todo o restante em equilíbrio - pense em tudo o que você já aprendeu com o que estamos passando e tente lidar com a realidade sem entrar em pânico; se estiver com dificuldades, converse com algum profissional que você confia ou procure um psicólogo.

Se você já é diabético, controle o diabetes para evitar o agravamento de comorbidades decorrentes - monitore frequentemente a glicemia com a ajuda de aparelhos; se faz uso de insulina, fique atento às correções necessárias e imediatas conforme prescrição médica; continue usando normalmente os demais medicamentos prescritos para diabetes e busque seu médico se sentir algum mal-estar ou efeito colateral.

Mesmo durante a pandemia, não deixe de cuidar preventivamente da sua saúde.

Ver todas as notícias
Whatsapp