Portal do Beneficiário

13/07/2022 10:40

5 dicas para aproveitar melhor suas consultas médicas

Você já saiu de uma consulta médica com dúvidas? Não é raro isso acontecer, mas o ideal é aproveitar a conversa com o profissional de saúde para trocar o máximo de informações sobre o seu estado clínico, auxiliando a definir a melhor forma de cuidar da sua saúde.

Reunimos cinco dicas para você aproveitar melhor a sua consulta:

1) Anote tudo o que você quer perguntar

Nessas horas não dá para confiar só na memória, por isso é bom anotar todas as dúvidas que você tem, medicações que está tomando, sintomas, quando eles começaram, frequência com que aparecem, entre outros detalhes importantes sobre a sua condição de saúde. Quanto mais preparado você for, sua consulta será mais proveitosa.

2) Organize um miniprontuário médico

Sempre que for ao médico, leve exames anteriores, receitas e informações sobre tratamentos realizados. Outros dados relevantes são seus hábitos de vida: dizer se pratica algum exercício físico, se consome bebidas alcoólicas com frequência, entre outros. Forneça o máximo de detalhes possível, pois qualquer informação pode fazer diferença e ajudar em um diagnóstico mais preciso.

3) Não tenha vergonha de perguntar

Se você tiver dificuldade para entender o que seu médico está falando ou desconhecer os termos técnicos utilizados, a melhor coisa é pedir que o profissional explique até que você compreenda completamente. Não se sinta envergonhado em perguntar para que servem os exames e medicamentos. Aproveite o tempo no consultório para esclarecer todas as dúvidas.

4) Mantenha contato após a consulta

Procure manter um relacionamento com o seu médico após a consulta e entre em contato caso tenha esquecido de mencionar algum detalhe importante da sua saúde, apresente reação às medicações ou não alcance os resultados esperados. A boa comunicação significa um melhor entendimento do seu problema, um diagnóstico mais apurado e uma maior possibilidade de tratamento acertado.

5) Eleja um médico para coordenar o seu cuidado

Sempre que possível, escolha um médico de sua confiança para coordenar o seu cuidado. Frequentando o mesmo médico, ele terá um histórico de sua saúde e poderá chegar mais rapidamente a um diagnóstico seguro. Além disso, se for preciso, ele saberá lhe indicar um especialista para resolver alguma questão de saúde. Em caso de tratamentos específicos, procure não trocar de especialista a todo o momento, pois o profissional precisa acompanhar a evolução do tratamento para o melhor resultado.

Ver todas as notícias
Whatsapp