Portal do Beneficiário Área do Credenciado

25/01/2023 13:23

4 dicas para prevenir acidentes de férias e manter a saúde bucal enquanto curte o verão

Demorou, mas finalmente o sol veio com tudo e oficializou a estação mais quente do ano. É verão, é tempo de curtir dias ensolarados com família e amigos, pegar uma praia, curtir uma piscina. Nessa época a gente costuma se atentar – com razão – ao uso de protetor solar, mas precisamos falar também sobre os riscos de traumas odontológicos antes de dar aquele tibum na piscina ou pegar o carro para ir à praia.

Confira quatro acidentes que podem ocorrer nas férias de verão e previna-se contra eles para manter seu sorriso intacto:

1) Fratura de dentes

Cuidado ao pular na piscina: o piso ao redor pode ser escorregadio, a piscina pode não ser profunda o suficiente, e ninguém está livre de tropeçar ao correr para se jogar na água.

AcidenteFeriasOdonto_miolo01.webp

2) Lesão na boca ou nos lábios

Bater uma bola – altinha, vôlei de praia ou apenas brincando dentro d’água – faz parte da diversão, mas é preciso ter cautela para não acertar o rosto de alguém.

AcidenteFeriasOdonto_miolo02.webp

3) Perda de dentes

Brincadeiras que dão errado também podem levar à perda de dentes, assim como acidentes de carro. Se for assumir o volante, adote uma direção defensiva no trânsito e deixe o consumo de álcool para outro dia, quando outra pessoa for o motorista da vez.

AcidenteFeriasOdonto_miolo03.webp

4) Queimadura nos lábios ou na boca

Na hora de se proteger contra o sol, não abra mão do protetor solar labial, que ajuda também na hidratação.

AcidenteFeriasOdonto_miolo04.webp

Dica extra

AcidentesFerias_miolo05.webp

Não é acidente, mas atenção ao consumo excessivo de açúcar, para evitar o surgimento das cáries dentárias. Um sorvete bem gelado ajuda a refrescar, assim como sucos, refrigerantes e outras bebidas doces normalmente ingeridas à beira da piscina ou na praia, porém é preciso comedimento na ingestão de açúcar – melhor para nossos dentes e para nossa saúde de uma forma geral.

Ver todas as notícias
Whatsapp

Inscreva-se para receber notificações!

Quer receber as últimas notícias da Saúde Petrobras?