Portal do Beneficiário

25/11/2020 10:15

25 de novembro: Dia nacional do doador de sangue

Nesta quarta-feira celebra-se o Dia Nacional do Doador de Sangue . A data é uma oportunidade para relembrar a campanha lançada este ano pelo Ministério da Saúde: Doar é um Ato de Amor. Com os bancos de sangue em baixa, a iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular, especialmente em tempos de pandemia.

O sangue é um elemento essencial e insubstituível para a preservação de vidas humanas em diversos procedimentos médicos, sejam eles cirúrgicos ou não. Por isso, é fundamental que os bancos de sangue estejam abastecidos. Para atingir esse objetivo, os hemocentros contam exclusivamente com a solidariedade e compaixão dos doadores, afinal, doar sangue é um ato 100% voluntário.

Para evitar a transmissão de Covid-19, a fim de proteger a saúde de todos os envolvidos, os centros de coleta pelo Brasil têm seguido todas as medidas sanitárias necessárias, tais como como o distanciamento social, a disponibilização de álcool gel e o uso obrigatório de máscaras. O processo permanece simples, rápido e seguro.

O intervalo entre uma doação e outra é de dois meses para os homens e de três para as mulheres. Uma única doação pode beneficiar até quatro pessoas. Confira abaixo as condições e restrições para se tornar um doador. Procure o hemocentro mais próximo e ajude a salvar vidas!

Ver todas as notícias
Whatsapp