15/10/2020 13:56
15 de outubro: dia mundial de lavar as mãos
A lavagem adequada das mãos com água e sabão é, há tempos, uma das principais recomendações preconizadas por agências sanitárias e órgãos de saúde pelo mundo. O gesto é tão essencial ao bem-estar que possui duas datas de conscientização no ano. Além de hoje, o ato também é relembrado em 05 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Embora a mensagem seja a mesma, reforçar sua importância é fundamental, especialmente no país onde 47% da população não conta com serviços de saneamento básico e mais de 16% não tem acesso à água tratada, segundo o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Este ano, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, o cuidado com a higiene das mãos passou a ser imprescindível, já que é por meio delas que a maior parte das infecções provocadas pelo micro-organismo acontece. Para exterminá-lo, entidades como o UNICEF, o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendam os seguintes passos:
Nas ruas, o álcool em gel 70º é a opção mais indicada para a higienização das mãos, uma vez que sua aplicação possui maior duração e não provoca ressecamentos. Sua forma líquida, por evaporar mais rapidamente, pode não agir por tempo o suficiente para matar todos os micro-organismos que podem estar presentes nas mãos.
Essa atitude protege não apenas a saúde do indivíduo, mas a de todas as pessoas ao seu redor. Para uma prevenção eficiente, é necessário criar o hábito de lavar as mãos antes e depois de situações específicas, tais como:
- Após assoar o nariz, espirrar ou tossir;
- Após visitar um espaço público, incluindo transportes coletivos e mercados;
- Após tocar em superfícies fora de casa ou em dinheiro;
- Antes, durante e depois de cuidar de uma pessoa doente;
- Antes e depois de comer;
- Após usar o banheiro;
- Após manusear lixo;
- Após tocar em animais de rua ou de estimação;
- Antes e depois de trocar fraldas de bebês ou ajudar uma criança a usar o banheiro;
- Quando as mãos estejam visivelmente sujas.