Perguntas Frequentes
Abaixo você encontrará as respostas das principais dúvidas relacionadas ao plano de saúde. Caso não encontre a sua dúvida, faça uma busca pela palavra-chave. Se necessário, entre em contato com a gente.
A parceria é o que viabiliza o acesso aos valores especiais do Wellhub (Gympass). Para usar os serviços do Wellhub, é indispensável que uma empresa (no nosso caso, a Saúde Petrobras) tenha contrato com o parceiro e ofereça esse benefício, para que as pessoas elegíveis possam se inscrever. Não é possível assinar um dos planos do Wellhub como pessoa física.
Sim, exclusivamente para pessoas com diagnóstico de diabetes e que façam tratamento com insulina (insulinodependentes), como uma alternativa às tiras reagentes (glicofitas) - o beneficiário precisa optar por um ou pelo outro produto.
Cobrimos até dois sensores por mês, considerando a necessidade de troca a cada 14 dias. Nos meses com 31 dias, será possível solicitar o reembolso de até três sensores. Independentemente da quantidade (dois ou três sensores), eles precisam ser adquiridos dentro do mesmo mês.
A cobertura é exclusiva na modalidade livre escolha, via reembolso, que deve ser solicitado no Portal do Beneficiário, em Financeiro > Solicitar reembolso. Atenção: o reembolso desse tipo de produto é pela modalidade livre escolha, não se tratando do Benefício Farmácia.
O valor reembolsado por mês será diferente, mas, independentemente da escolha (Libre ou tiras), o total anual será o mesmo, uma vez que as 100 tiras duram todo o mês, enquanto os sensores precisam ser trocados a cada 14 dias.
Documentação necessária:
1) Formulário de solicitação de reembolso de tiras reagentes ou sensor Libre, válido por um ano a partir da data de emissão, contendo tipo de diabetes apresentado; quadro clínico atual; tipo de insulina utilizada; dose de insulina diária por Kg de peso e frequência de monitorização de glicemia; e
2) Declaração do médico assistente, atestando que o beneficiário é diabético e insulinodependente; e
3) Receita médica com a prescrição de insulina, em nome do paciente, com data e carimbo do médico legíveis e com validade de 365 dias; e
4) Recibo ou nota fiscal referente às despesas com a aquisição dos sensores ou das glicofitas, com validade de 90 dias.
É necessário acessar antes o Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Análise Técnica), anexando receita, relatório médico e laudos. O resultado sai em até dois dias úteis.Caso a solicitação seja aprovada, basta se dirigir à farmácia credenciada e adquirir o medicamento, pagando somente a coparticipação.
A análise técnica será válida pelo mesmo tempo que a receita (180 dias corridos para medicamentos de uso contínuo e 30 dias corridos para medicamentos de controle especial), devendo ser aberta uma nova solicitação ao término desse período. Entenda o porquê dessas validades.
Confira quais medicamentos requerema análise técnica no Portal do Beneficiário, em Programas Complementares > Benefício Farmácia, em ‘Buscar Medicamento’, ou aqui na página do programa aqui no site institucional.
Atenção: no caso de reembolso e delivery, não é necessário abrir separadamente uma solicitação de análise técnica - essa etapa já está incorporada ao processo de análise do pedido de reembolso e delivery.
Para se cadastrar, realize os passos a seguir:
1.Acesse o nosso site: saudepetrobras.com.br
2. No canto superior direito, clique em “Portal do Beneficiário”
3. Selecione a opção “É seu primeiro acesso”
4. Informe seus dados: CPF, carteirinha, e-mail, nome completo, data de nascimento e telefone para contato.
5. Ao inserir seu e-mail, selecione a opção "Enviar código de verificação", para receber o número em seu e-mail;
6. Após receber o código de verificação em seu e-mail, insira os números e depois em "Continuar";
7. Pronto. O seu primeiro acesso foi concluído e você já pode acessar o Portal do Beneficiário.
Desde 2022 o comprovante anual de despesas médicas passou a ser disponibilizado exclusivamente no formato digital, e todos os beneficiários têm acesso ao documento por meio do Portal do Beneficiário e do aplicativo Saúde Petrobras.
É muito fácil: empregados da ativa, ex-empregados, aposentados e pensionistas de todas as patrocinadoras devem acessar o Portal do Beneficiário, realizar o login, acessar o menu “Financeiro” e escolher a opção “Demonstrativo de IRPF”. No aplicativo Saúde Petrobras, a opção está disponível logo na tela inicial, abaixo do nome.
Desde 2022 o comprovante anual de despesas médicas passou a ser disponibilizado exclusivamente no formato digital, e todos os beneficiários têm acesso ao documento por meio do Portal do Beneficiário e do aplicativo Saúde Petrobras.
É muito fácil: empregados da ativa, ex-empregados, aposentados e pensionistas de todas as patrocinadoras devem acessar o Portal do Beneficiário, realizar o login, acessar o menu “Financeiro” e escolher a opção “Demonstrativo de IRPF”. No aplicativo Saúde Petrobras, a opção está disponível logo na tela inicial, abaixo do nome.
Para preenchimento da declaração, relacionamos os documentos mínimos a serem utilizados:
1) Comprovante de rendimentos pagos e de imposto sobre a renda retido na fonte, encaminhado pela Petrobras, no caso de empregados da ativa, e pela Petros e/ou INSS, no caso de aposentados e pensionistas;
2) Comprovante anual de despesas médicas.
Não. Assim como em 2024 (ano-base 2023), será necessário comprovar os gastos apenas relacionados ao CNPJ da operadora Saúde Petrobras, já que a migração para o novo modelo de gestão ocorreu em 2021.
Os comprovantes são distintos: um para o período em que esteve na empresa como empregado ativo, e outro relativo ao período pós-desligamento.
Desde 2022, esses documentos passaram a ser disponibilizado exclusivamente no formato digital, e todos os beneficiários têm acesso por meio do Portal do Beneficiário.
Basta acessar o Portal do Beneficiário, realizar o login, acessar o menu “Financeiro” e escolher a opção “Demonstrativo de IRPF”. Para imprimir o documento ou salvá-lo em PDF, clique no ícone de impressora no canto superior da página. No aplicativo Saúde Petrobras, a opção está disponível logo na tela inicial, abaixo do nome.
A Receita Federal determina que, para fins de declaração de imposto de renda de pessoa física, as informações sobre a participação dos beneficiários nas despesas médicas de planos de saúde sejam discriminadas por beneficiário.
O nosso comprovante anual de despesas médicas de 2024 apresenta o valor relativo à participação do empregado nas despesas médicas realizadas pelo titular e todos os respectivos dependentes no plano. Entretanto, para fins de declaração de imposto de renda da pessoa física, deverão ser considerados apenas os valores relativos ao titular e aos dependentes legais definidos pela Receita Federal, conforme legislação vigente.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa central de atendimento 24h pelo telefone 0800 728 3372 ou via mensagem de texto por WhatsApp (031) 98470-5004 (opção 12 do menu), das 8h às 18h.
Caso identifique alguma inconsistência ou divergência de valores nos demonstrativos do plano, o beneficiário deverá abrir uma manifestação no Fale Conosco: Motivo Informação > Categoria Imposto de Renda > Subcategoria Dúvida sobre o demonstrativo de despesas médicas.
As informações constantes no comprovante anual são as mesmas enviadas pela Saúde Petrobras à Receita Federal. É importante que o beneficiário esteja atento ao conteúdo deste documento para evitar o envio de informações diferentes que aumentem o risco de retenção ou multas.
É possível agendar um horário de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h (horário de Brasília), conforme disponibilidade da agenda, no endereço saudepetrobras.com/atendimento ou pelo WhatsApp (31) 98470-5004 (opção 13 do menu).
Atualmente os serviços disponíveis são:
ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO
- Comprovação do estado civil
- Atualização de Remuneração
MANUTENÇÃO DO PLANO
- Processo de pensão - óbito do titular - confira mais detalhes sobre esse processo
- Processo de aposentadoria e PDV
- Permanência no plano (PDV e Sergcorp)
FINANCEIRO
- Financeiro
- Empregados afastados (auxílio doença)
- Reembolso livre escolha
PROGRAMAS COMPLEMENTARES
- Auxílio Cuidador do Idoso (ACI)
- Benefício Farmácia
- Programa de Atenção Domiciliar (PAD)
- Programa de Assistência Especial (PAE)
SUPORTE TÉCNICO
- Acesso ao Portal do Beneficiário
O atendimento on-line foi criado para oferecer soluções eficientes aos nossos beneficiários. O programa permite um acesso prático a alguns serviços que podem demandar esclarecimentos, com uma equipe pronta para resolver todas as questões.
Os atendimentos são realizados por meio de videoconferências, com data e hora marcadas para comodidade do beneficiário. Assim, conseguimos atender e orientar de maneira personalizada, com maior acolhimento e assertividade.
É possível agendar um horário de segunda a sexta-feira, entre 8h e 17h (horário de Brasília), conforme disponibilidade da agenda, no endereço saudepetrobras.com/atendimento ou pelo WhatsApp (31) 98470-5004 (opção 13 do menu). Cada atendimento dura até 30 minutos.
Ficou com alguma dúvida sobre a iniciativa? Envie um e-mail para acolhimento@saudepetrobras.com.br e saiba mais.
O prazo de validade é de 180 dias, desde que esteja indicado na receita que o medicamento é de uso contínuo. Cadastre a receita no Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Receitas) e agilize a aquisição nas farmácias credenciadas.
No caso de medicamentos prescritos em receituário de controle especial, a validade da receita é de de 30 dias. Além disso, será fornecido o quantitativo máximo de itens prescritos para cada medicamento, conforme a RDC nº 357/2020, da Anvisa.
Entenda o porquê dessas validades.
Sobre prazo de validade:
Conforme a lei nº 14.028/2020, o receituário médico ou odontológico de medicamentos sujeitos à prescrição e de uso contínuo tem a validade prorrogada pelo menos enquanto perdurarem as medidas de isolamento relacionadas à Covid-19. Seguimos as diretrizes do Ministério da Saúde para enfrentamento à Covid-19 e revisaremos estas disposições quando necessário, conforme orientações dos órgãos reguladores.
No Portal do Beneficiário, em Programas Complementares > Benefício Farmácia, utilize a ferramenta ‘Buscar Medicamento’ para verificar se é necessário solicitar análise técnica antes de ir à farmácia credenciada.
Atenção: no caso de reembolso e delivery, não é necessário abrir separadamente uma solicitação de análise técnica - essa etapa já está incorporada ao processo de análise do pedido de reembolso e delivery.
Sim! No novo modelo de operação do Benefício Farmácia, os pedidos de delivery serão renovados automaticamente, uma melhoria em relação ao modelo anterior. Para medicamentos de uso contínuo,a Funcional, nossa parceira nesse programa, entrará em contato para confirmar o envio do refil e a posologia vigente. Após a terceira tentativa de contato sem sucesso ou após 180 dias da emissão da receita, a reposição automática será cancelada e um novo pedido de delivery precisará ser aberto. Entenda por que a receita tem validade.
A exceção são os medicamentos controlados, que não possuem refil automático por conta da validade de 30 dias da receita especial.
Você pode verificar o protocolo aberto no sistema para ver se não foi solicitada nenhuma documentação adicional. Certifique-se de que não recebeu o e-mail ou se o mesmo não está na caixa de spam. Caso não tenha recebido, entre em contato com os canais de atendimento para verificação.
Todas as informações relativas ao processo eleitoral, como o edital de convocação e o calendário eleitoral, entre outros, são divulgados no nosso site.
A eleição ocorre em turno único, com voto direto e secreto, sendo que cada eleitor pode votar em duas chapas (formadas por titular e respectivo suplente) para preenchimento de duas vagas no Conselho Deliberativo e em uma chapa para o Conselho Fiscal. Todas as etapas do processo eleitoral são realizadas de forma eletrônica.
Para o Conselho Fiscal, é eleita uma chapa, com titular e com suplente.
É composto por três membros titulares e três suplentes, sendo um titular e um suplente eleito pela Assembleia Geral; e dois titulares e dois suplentes indicados pela patrocinadora Petrobras.
É composto por cinco membros titulares e cinco suplentes, sendo dois titulares e dois suplentes eleitos pela Assembleia Geral; e três titulares e três suplentes indicados pela patrocinadora Petrobras.
A livre escolha é o modelo que adotamos para retornar aos beneficiários valores desembolsados para pagamento de serviços prestados por profissionais ou estabelecimentos não-credenciados.
Para calcular o reembolso, usamos como base valores de referência para cada tipo de serviço, independentemente do quanto foi pago pelo beneficário ao não-credenciado. Os titulares podem consultar a tabela de valores de referência mediante acesso com CPF ou número da carteirinha e senha.
Procedimentos de grande risco têm reembolso de 100%, limitado aos valores de referência. No pequeno risco, há cobrança de coparticipação de acordo com a faixa salarial do titular. A coparticipação é sempre de 50% no caso de: procedimentos de ortodontia; plano 28 anos; inscritos pela RN 279; e beneficiários sem Petros.
Sim. No Programa Benefício Farmácia, o medicamento Wegovy é coberto se, após análise técnica, são cumpridos os critérios técnicos e de utilização exigidos para tratamento de
obesidade.
O medicamento pode ser adquirido nas 03 (três) modalidades do programa: Reembolso, Delivery e Rede.
A cobertura será mediante aprovação da análise técnica do medicamento, conforme critério técnico disponível no site.
TransCuidar é a nossa linha de cuidado voltada para as pessoas trans. Além de manter procedimentos que já eram cobertos pelo plano, a nova linha de cuidados da TransCuidar vai além da nossa cobertura para incorporar uma série de procedimentos cirúrgicos, o processo de hormonização, também conhecido como terapia hormonal, e um atendimento especializado para pessoas trans, de maneira humanizada e responsável.
O regramento visa fortalecer a sustentabilidade do plano de saúde no longo prazo. A regra não se aplica à primeira inclusão, seja ela por funcionário novo ou primeira inclusão de dependente.
Após realizar o procedimento na modalidade livre escolha, envie toda a documentação necessária em até 90 dias pelo Portal do Beneficário No caso de consultas médicas, também é possível solicitar pelo app Saúde Petrobras.
Envie o recibo ou nota fiscal original das despesas, sem rasuras e com discriminação dos serviços prestados, além das requisições e relatórios médicos ou odontológicos. Lembre-se de informar também o CPF/CNPJ e o registro no conselho regional da categoria do não-credenciado.
Não são aceitos como documentos comprobatórios da prestação de serviço: recibos de pagamento de autônomos (RPA); recibos provisórios de serviço (RPS); e recibos temporários (em forma de caução), nota de débito ou duplicatas.
No caso de despesas com outros planos/seguros, apresente o recibo/nota fiscal com o valor total das despesas e o valor ou percentual reembolsado pela entidade, além do carimbo ou autenticação do plano/seguro. São válidos os mesmos critérios de cobertura e autorização, referenciais de preços e tabelas de participação praticados por nosso plano.
Em todos os casos, outros documentos podem ser exigidos a depender do procedimento realizado, e sua falta poderá impossibilitar o processamento do reembolso. Confira a relação completa de documentos necessários.
A cobertura de alguns medicamentos e classes terapêuticas dar-se-á mediante pertinência verificada na análise técnica prévia da Operadora para avaliação da indicação clínica proposta, de acordo com os critérios estabelecidos para cada um deles.
O Wegovy é um medicamento classificado como Análogo de GLP-1 que no programa possui cobertura com análise técnica como outros medicamentos que possuem a mesma classificação.
Ressaltamos que o Wegovy é um medicamento novo no mercado e o cumprimento dos critérios técnicos além de ser uma regra do Programa, visa a segurança dos nossos beneficiários.
Todas as pessoas trans beneficiárias do plano de todo o Brasil, a partir de 18 anos de idade para procedimentos cirúrgicos, e a partir de 16 anos para hormonização/terapia hormonal. No caso de procedimentos cirúrgicos, também é necessário acompanhamento de, no mínimo um ano, de uma equipe multidisciplinar (laudo comprovatório), incluindo psiquiatria, e apresentar termo de consentimento assinado pelo cirurgião responsável e pela pessoa beneficiária que irá realizar a cirurgia.
Ao estabelecer moderação e controle para saídas e entradas de beneficiários do plano de saúde, fortalecemos a sustentabilidade do plano e promovemos equidade às pessoas que contribuem de forma ininterrupta com o custeio do benefício.
O reembolso é calculado com base em valores de referência para cada tipo de serviço, independentemente do quanto foi pago pelo beneficiário ao não-credenciado. Procedimentos de grande risco têm reembolso de 100%, limitado aos valores de referência. No pequeno risco, há cobrança de coparticipação de acordo com a faixa salarial do titular.
Recomendamos o cálculo da prévia de reembolso antes de realização de procedimentos com não-credenciados. Confira a tabela de referência e saiba como calcular a prévia.
A votação ocorrerá de forma eletrônica. A novidade é que este ano o voto será feito por meio de link disponibilizado no Portal do Beneficiário e no aplicativo Saúde Petrobras. Quem nunca utilizou o Portal do Beneficiário ou o app Saúde Petrobras precisa criar a senha de primeiro acesso antes do dia 1º de setembro de 2025 para acessar o link de votação.
Para todas as modalidades é imprescindível a apresentação da documentação descrita no critério técnico disponível em nosso site.
Para os pedidos de reembolso, além dos documentos descritos no critério técnico será necessário o envio de nota fiscal com intervalo máximo de 180 dias entre a emissão do cupom/nota fiscal.
Para mais informações sobre as regras de cobertura do programa e a documentação necessária, acesse nossa Cartilha de Utilização.
- Hormonização ou terapia hormonal;
- Plástica escrotal;
- Mamoplastia;
- Mastectomia subcutânea e inclusão da prótese;
- Mastoplastia em mama oposta após reconstrução da contralateral;
- Reconstrução da mama com prótese e/ou expansor;
- Reconstrução mamaria com retalho muscular ou mio cutâneo unilateral;
- Reconstrução mamaria com retalho cutâneo regional;
- Retirada de prótese de mama unilateral;
- Substituição de prótese.
De acordo com a cláusula 38, parágrafo 1º, do ACT 2023-2025, haverá aplicação de carência nas situações de reinclusão de:
1- empregados e seus dependentes,
2- dependentes de aposentados e
3- grupo familiar dos pensionistas.
Acompanhe todas as suas solicitações de reembolso por meio do aplicativo Saúde Petrobras ou do nosso WhatsApp: (31) 98470-5004 > opção 2 (reembolso livre escolha) > subopção 1 (status de reembolso livre escolha). O WhatsApp está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Caso não concorde com o valor creditado ou a negativa de reembolso, solicite uma nova análise por meio do Fale Conosco.
Apesar de conter o mesmo princípio ativo, os medicamentos possuem indicações diferentes em Bula. O Ozempic é indicado para Diabete Mellitus Tipo 2 enquanto o Wegovy é indicado para o tratamento da obesidade.
O Wegovy foi desenvolvido especificamente para a perda de peso e suas doses devem ser gradualmente aumentadas. Por isso, possui diferentes apresentações em caneta se comparada ao Ozempic. Ainda que ambos os medicamentos tenham a mesma substância ativa a Semaglutida, suas formulações e dosagens são ajustadas para atender aos diferentes objetivos terapêuticos.
A cobertura do medicamento Wegovy se dará após o cumprimento dos critérios técnicos para início do tratamento com o referido medicamento.
A utilização do medicamento Ozempic para obesidade é considerado off-label, expressão da língua inglesa, cujo significado representa uma utilização diferente daquela constante na bula e aprovada originalmente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Cabe destacar que o fabricante do medicamento, o laboratório Nova Nordisk, publicou em seu site oficial informações importantes sobre o uso dos medicamentos em caráter offlabel:
“É importante também ressaltar que a Novo Nordisk não endossa ou apoia a promoção de informações de caráter off-label, ou seja, em desacordo com as indicações descritas em bula de seus medicamentos. A saúde e a segurança de nossos pacientes seguem sendo nossa prioridade número 1.”
Segundo consulta ao fabricante e considerando a prática da medicina baseada em evidências, o escalonamento de doses dever ser feito tanto para o Ozempic quanto para o Wegovy, respeitando a finalidade de uso descrita em bula, não havendo apoio de estudos científicos atualmente para a prática de migração entre medicamentos sem o cumprimento do devido escalonamento por se tratar de um medicamento disponibilizado recentemente para uso.
Não. Conforme Rol da ANS todos os outros códigos existentes que não tenham Diretriz de Utilização especificada já fazem parte da cobertura obrigatória e estão disponibilizados.
A reinclusão no plano de saúde para esse grupo permanece vedada.
Preparamos um checklist para você conferir se possui toda a documentação necessária para solicitar reembolso. Clique aqui para acessar.
Sim, recomendamos que você aceite. O Projeto Alta Segura é uma iniciativa do nosso plano, desenvolvida em parceria com o Sírio-Libanês, como parte do Programa Cuidar | Atenção Primária. Ele foi criado para oferecer acolhimento e suporte ao público beneficiário no momento da alta hospitalar, uma fase que pode ser delicada. Ao participar, você contará com o acompanhamento de uma equipe assistencial dedicada, pronta para orientar e esclarecer dúvidas relacionadas à sua saúde após a alta. Além do contato da nossa assistente social, você também poderá receber uma ligação da equipe de saúde do Sírio-Libanês para abordar sobre sua internação e pós alta hospitalar.
Para centralizar o processo eleitoral em um único ambiente e facilitar a jornada do nosso público beneficiário, que já utiliza esses canais para acessar nossos serviços e fazer suas consultas e solicitações.
Veja aqui um tutorial com o passo a passo para criar o seu cadastro no primeiro acesso ao Portal do Beneficiário e, assim, participar do processo eleitoral. Obs.: a mesma senha criada para acessar o Portal do Beneficiário pode ser usada no aplicativo. Para baixar o app, basta procurar por Saúde Petrobras na loja de aplicativos do seu celular: no Google Play, para Android, e na App Store, para IOS.
O Wegovy é um medicamento novo no mercado e não há informação sobre continuidade de tratamentos anteriores.
Para sua cobertura via Benefício Farmácia, serão considerados os índices corporais evidenciados em documentação emitida em até 180 dias.
Consulte a documentação necessária no critério técnico disponível em nosso site.
Não. A inseminação artificial e a fertilização in vitro não estão incluídas no rol de tratamentos obrigatórios dos planos de saúde, de acordo com Lei 9.656/98, da Agência Nacional de Saúde Suplementar. A ANS considera que outros exames e cirurgias para diagnosticar e tratar a infertilidade já estão cobertos pelos planos de saúde.
Os atendimentos por doula e/ou parteira não fazem parte do rol da ANS, visto que são profissões ainda em processo de regulamentação.
Doula: Projeto de Lei 3946/21.
Parteira: Projeto de Lei 912/19.
Apenas consultas realizadas por enfermeiras obstétricas estão incluídas na cobertura: até seis durante a gestação e até duas no puerpério.
Em relação ao fluxo de solicitação ele seguirá a jornada da autorização de procedimentos da Saúde Petrobras.
Ressaltamos que no caso de procedimentos cirúrgicos, também é necessário acompanhamento de, no mínimo um ano, de uma equipe multidisciplinar incluindo psiquiatria (laudo comprovatório), e apresentar termo de consentimento assinado pelo cirurgião responsável e pela pessoa beneficiária que irá realizar a cirurgia.
A campanha de atualização cadastral do Programa de Assistência Especial (PAE) teve início em 2/12/24 e se estenderá ao longo de 2025! Ela será realizada em ondas, por localidade, para todos os beneficiários inscritos no programa. É importante ficar atento(a) à sua caixa de entrada de e-mails, pois esse será o canal onde você vai receber o link exclusivo para atualizar seus dados.
A atualização é essencial para garantir a continuidade dos serviços e o acompanhamento adequado. Fique atento ao prazo de 15 dias para o envio das informações. Sua colaboração é fundamental!
Manter seus dados cadastrais atualizados no PAE garante que você continue a utilizar todos os benefícios e cuidados oferecidos pelo programa. Informações corretas permitem um atendimento personalizado e eficaz, além de facilitar o acesso a terapias e serviços. A atualização também é essencial para o planejamento de ações futuras voltadas aos beneficiários.