Esse programa busca oferecer às mulheres e aos bebês todo o cuidado necessário ao longo da gestação, trabalho de parto e pós parto, considerando a estrutura e o preparo de uma equipe multiprofissional, a medicina baseada em evidência e as condições socioculturais e afetivas da gestante e da família.
Como participar
Atualmente temos uma parceria com o Hospital Maternidade de Campinas (SP). Beneficiárias que tenham interesse em participar do projeto Parto Adequado devem fazer contato pelos telefones (19) 3233-5157 ou 3233-5157, informando que possuem o plano Saúde Petrobras. Dúvidas podem ser direcionadas para o e-mail partoadequado@saudepetrobras.com.br.
Mais detalhes sobre o projeto
O Parto Adequado tem por objetivo identificar modelos inovadores e viáveis de atenção ao parto e nascimento, que valorizem o parto normal e reduzam o percentual de cesarianas sem indicação clínica na saúde suplementar. Desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), pelo Hospital Israelita Albert Einstein e pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), com apoio do Ministério da Saúde, foi iniciado em 2015 e estruturado em três fases:
-
Início
Caracterizada por testes iniciais que demonstraram a viabilidade do projeto, contou com a participação de 35 hospitais e 19 operadoras de planos de saúde.
-
Disseminação
Extensão da intervenção a uma variedade de prestadores e operadoras pelo país, de 2017 a 2020, com a participação de 108 hospitais e 60 operadoras de planos de saúde. Nessa fase, já foram evitadas 20 mil cesarianas desnecessárias.
-
Aumento da escala
Contempla medidas para promover a disseminação das estratégias de melhoria da qualidade da atenção do parto e nascimento em grande escala, com possibilidade de inclusão do conjunto de maternidades e operadoras do país.
Participamos da primeira fase, em 2018, tendo como maternidade parceira a Perinatal. Nesse período foram realizados 172 partos no âmbito do programa, com a gestão conjunta do corpo técnico da maternidade e os profissionais da Saúde Petrobras. Manifestamos interesse em continuar no projeto, porém a Perinatal informou que não participaria da segunda fase, o que impediu que novas inscrições fossem realizadas.
Acompanhamento da gestação à distância
Nossas beneficiárias contam também com o aplicativo Canguru, nosso serviço de acompanhamento da gestação a distância, uma solução que adotamos para garantir mais segurança e comodidade no pré-natal, principalmente durante a pandemia de Covid-19.